Você é transparente quando age sobre suas vulnerabilidades!

“Vulnerabilidade não é uma fraqueza, é a medida mais precisa de coragem!”
Dr. Brené Brown

Se alguém te pergunta se você é transparente, é muito provável que a tua resposta seja “sim”. De imediato, de bate-pronto, sem pestanejar… Isso porque, você deve acreditar que ser transparente é ser honesto, falar a verdade, não mentir… Quantas vezes você já parou para refletir sobre isso?

Para nós aqui na Chuva, o conceito de transparência vai muito além da honestidade, do falar o que pensa ou falar a verdade. Já aconteceu, contigo, de parar e se perguntar: “Por que aquela conversa não deu certo?” Pode até ser que não mas, com certeza, em algum momento na vida, seja tomando banho ou nos minutos que antecedem o “cair no sono”, você já se deu conta de que “devia ter falado aquilo!”

Muitas vezes a gente silencia os nossos pensamentos, os nossos sentimentos e o devido alinhamento de expectativas que precisa ser feito, por medo de falar sobre algo sensível, por medo de ser julgado, por medo de fracassar, de decepcionar alguém, por não se julgar capaz ou competente, por não reconhecer as próprias vulnerabilidades… Esses medos que, muitas vezes, nos auto impomos, é o que nos limita e nos impede de irmos além, por nós e por quem está com a gente na caminhada!

Prisioneiro, diz-me: quem foi que fez essa inquebrável corrente que te prende?”, perguntava Tegore. “Fui eu”, disse o prisioneiro, “fui eu que forjei com cuidado esta corrente

Religião e Repressão – Rubem Alves

Ser transparente não é sobre ser sincero, honesto, não omitir ou não mentir. É sobre se permitir ser acessado pelo outro, é sobre nossas incertezas e sua exposição emocional sobre elas. Ao mesmo tempo, também não é sobre “sofrência”, não é fazer uma live falando sobre algo que dói, não é reclamar aos quatro cantos com um intuito de desabafar os sentimentos, só por desabafar…. É sobre querer e permitir que as pessoas conheçam e acessem as suas vulnerabilidades para que trabalhem o crescimento contigo. 

Antes de buscar o entendimento sobre o todo, é preciso buscar o conhecimento sobre si. Entender o próprio funcionamento, os medos e anseios, conhecer as suas potências, as suas vontades mas também ter a clareza, na mesma medida, do que precisa desenvolver, buscar e absorver para ir além, em nós mesmos! Compreender que somos seres únicos, dotados de inúmeras qualidades, mas também de muitas coisas que devemos, constantemente, melhorar em nós!

Muito do que fazemos aqui, e também sobre o que levamos pra vida, é sobre as relações que estamos construindo, entre nós Gotas na Chuva, com os nossos clientes, com a comunidade científica, por meio do Galoá e com todos aqueles que desejam chover com a gente. Não há como pensar em construir relações fortes e duradouras se não existir, de fato, a confiança necessária para sustentá-las.

As nossas vivências nos ensinam que é fundamental ser transparente para construir relações de confiança. Confiança essa que só se inspira e se conquista quando, de forma transparente, decidimos partilhar as nossas vulnerabilidades! Mas, muitas vezes, a vida, a sociedade, as escolas e, até mesmo, as nossas famílias, não nos ensinam ou nos incentivam a reconhecer e dar conhecimento delas. Muito pelo contrário, o que a gente aprende a vida toda é esconder as nossas vulnerabilidades.

Por isso é preciso mais do que querer, é preciso a ação constante de, ativamente, partilhar as nossas vulnerabilidades. É, mutuamente, partilharmos as nossas chagas e dar a abertura necessária para “meterem o dedo na ferida” e permitir que, assim, nos façam sermos melhores! É também acolher e tratar com respeito e consideração a vulnerabilidade do outro e ter sensibilidade e generosidade para indicar os seus pontos de melhoria.

É trazer para a luz, os incômodos que nos limitam e construir o caminho para resolvê-los… É, às claras, alinhar as expectativas sobre a relação que se inicia . É fazer um exame de consciência e reconhecer que nem sempre estamos com a razão, nem sempre acertamos em tudo, nem sempre somos o melhor que imaginamos ser, mas termos sempre a certeza de que buscamos e agimos para sermos melhores do que jamais fomos!

Se você chegou até aqui e se identifica com os nossos valores, corre aqui e confira as vagas  que temos em aberto!

Chuva de valores: É transparente