Por que trabalhar na Chuva?

“Se encaixar” o caramba! Você não precisa se moldar pra caber nos padrões exigidos pela sociedade/por uma empresa! Trabalhar na Chuva é vivermos a liberdade de ser quem somos! 

Aqui falamos em dar o match, o seu olho precisa brilhar e os nossos também para que ambos queiram as diferenças, as potências, as qualidade e também os pontos de melhoria um do outro, e assim, juntos, decidir investir em nosso relacionamento.

#eu_chovo_tu_choves

Princípios Sulizadores: comportamentos cultivados na Chuva

Afinal, estamos no hemisfério sul, não no norte 😅

Nossas ações é que resumem o nosso pertencimento! Agimos sobre nossos processos com autonomia e não acreditamos em microgerenciamento. Aqui, cada um é Gerente de Si, promovemos a nossa influência no coletivo gerando alegria e autenticidade para reforçar o comprometimento com o todo!

🌱 Permacultura – Trilha de desenvolvimento

Quando nós falamos que somos anti-plano de carreira é porque nós não acreditamos no modelo engessado, limitado e unilateral que é praticado no mercado. Uma cultura de “escalonamento” de cargos, não necessariamente resulta em desenvolvimento do indivíduo. Aqui, nós acreditamos e trabalhamos para o crescimento em conjunto. Para o desenvolvimento pessoal, colaborativo e, por consequência, coletivo. Nós crescemos mais quando crescemos juntos.

Nós desenhamos o nosso jeito chuvoso de cultivar o nosso desenvolvimento, a Permacultura, que é dividida em quatro processos distintos que se complementam e se retroalimentam:

  1. Check-ins semanais
  2. Encontros 1-on-1’s
  3. Reflexão e Avaliação 360º
  4. OKRs de desenvolvimento pessoal

Definimos determinados ciclos para os alinhamentos de novas responsabilidades e remuneração. Esse assunto não precisa ser um tabu e, sempre que necessário, podemos falar a respeito.

💡 Tomada de decisão – Princípio e Valores

Nós não acreditamos em decisões unilaterais ou poder de um sobre o outro. Nossa responsabilidade, ao trabalhar na Chuva, é compartilhada! Diariamente, todos contribuem com seu ponto de vista para as decisões que impactam em nosso presente e no futuro que estamos construindo. Buscamos dizer não quando preciso, guiando nossas decisões por nossos objetivos coletivos, prioridades, visão de longo prazo e, especialmente, pautamos todas elas em intencionalidade.
Aqui o objetivo é continuar jogando! #jogos_infinitos

CumbuChuva
⛈️ Cerimônias e Marcos – Kumbatia

A gente é bem melhor quando estamos juntos! As pessoas são nosso bem mais precioso e fazemos questão de celebrar cada momento junto! Seja no nosso abraço diário, o Kumbatia, nas noites de jogatina, fazendo nosso check-in semanal, no Talk Show da Chuva que marca o seu primeiro dia chovendo com a gente ou mandando aquele high-five pra quem chacoalhou sua semana, nós sempre estaremos celebrando cada um que está junto na batalha. Ah, e tem também o nosso Choveu Aqui! Adoramos compartilhar nossas conquistas, erros e aprendizados, a gente espera que você aproveite esse momento para fazer O Show pra todos os times!

🔥 Encontros – Reunião de Equipe e Discussão de Resultados

Nossas reuniões são intensas e apaixonantes. Nada de “essa reunião poderia ser um e-mail”. Reunião é pra participar e nelas, a gente se joga mesmo! Quer começar com uma música pro astral ficar lá no alto? Bora! Nos nossos encontros, compartilhamos as manchetes que marcaram a nossa semana e preparamos com antecedência os pontos de discussão, para que todos interajam e contribuam para os melhores resultados e ideias para o coletivo.

👐 Feedback – Reconhecimento e Construção

Feedback anônimo gera uma cultura de desconfiança e, pra gente, dar e receber feedbacks, é um enorme gesto de carinho. É a demonstração de afeto de quem se preocupa com o outro e, genuinamente, quer contribuir para o crescimento próprio e coletivo. Todos os nossos processos e ações envolvem feedback transparente, instantâneo e contínuo.

💙 Segurança psicológica

Aqui temos e defendemos um ambiente para ser quem se é, com toda a sua autenticidade! Erra-se quando se busca um ambiente humanizado, à espera de receber apenas acolhimento e um afago na cabeça. A nossa cultura organizacional na Chuva é realmente humanizada, porque é viva e, constantemente impulsionada por pessoas…. Humanas de verdade, com suas potências e seus pontos de melhorias. Como diz o ditado, “é fazendo merda que se aduba a vida!”

O importante não é não errar, mas sim a postura que se assume quando o erro acontece, o que aprendemos e como melhoramos com cada desafio. Nós vamos atravessar juntos os momentos difíceis. Nós vamos errar e vamos discordar muitas vezes, mas mais que isso, nós vamos aprender muito, porque confronto de ideias não é conflito entre pessoas mas sim, é o que nos faz ser melhor. Se estivermos pautados nos mesmos valores, estaremos dispostos a abrir mão dos velhos conceitos para se abrir para o crescimento mútuo.

🎯Prioridades – OKRs

O coletivo, nosso time precisa estar bem para fazer bem ao mundo.

Trabalhamos com o framework de OKRs para promover clareza, coerência entre as múltiplas ações e transparência nas nossas estratégias. 

Implicações acima de um resultado imediato: com o alinhamento de objetivos macros de longo prazo, criamos as ações para alcançá-lo em curto prazo com foco em nosso propósito. Rastreando nossos resultados, conseguimos agir mais rápido nas mudanças táticas que forem necessárias e também ir além, causando uma melhoria significativa.

🗣️ Alinhamento de Expectativas – Comunicação Direta

Outro ponto marcante no nosso jeito chuvoso de ser e pertencer é o alinhamento de expectativas. Quando se tem um diálogo transparente e o pensamento voltado para o coletivo, não necessitamos de uma lista infindável de normas e regras a serem seguidas. Atuamos com liberdade e responsabilidade, seguindo nossos valores. Nós aprendemos com uma de nossas gotas que a expectativa mora na gente e para que o outro saiba dela você precisa externalizar. Por isso nós temos momentos constantes focados no alinhamento das nossas expectativas, buscando sempre a melhoria contínua do coletivo.

Assim como a maior parte de nosso investimento monetário e emocional está em pessoas, também esperamos que as pessoas que queiram construir esse coletivo venham para somar!

Não acreditamos em relações baseada em trocas, muito menos na extração. Se o que leu até aqui faz sentido para você, saiba que, ao trabalhar na Chuva, nós te cobraremos sobre todos esses aspectos e, acima de tudo, é também sua responsabilidade cobrar a cada um de nós essa vivência e tudo o mais que for importante pelo melhor de todos!

Quer conhecer mais de perto esses e outros motivos do porque trabalhar na Chuva? Vem conhecer como funciona o nosso processo seletivo e as oportunidades que temos em aberto!