Estágio em Product e Service Design na Chuva – Home-office/Campinas 2021

Estamos procurando duas pessoas para integrar a nossa equipe como estágio em Design. 

Atenção: Essa não é uma vaga só sobre produto, mais do que isso, é sobre propósito!

Os designers na Chuva terão uma oportunidade única de trabalhar junto a maior comunidade científica latino americana, modificando conceitos engessados, e causando uma disruptura no status quo da ciência brasileira, criando com isso um impacto positivo sobre toda a sociedade, através da disseminação do conhecimento pela Plataforma Galoá.

Aqui na Chuva, design transcende a conotação superficial estética e de facilidade de uso centrada no que a pessoa acredita querer, assumindo uma abordagem voltada para resolução de problemas e busca de soluções para nossos incômodos, soluções para problemas reais dos pesquisadores (que são pessoas, não somente usuários), soluções para aquilo que a ciência precisa, democratização.

No dia-a-dia, você trabalhará numa equipe composta por (pelo menos) um desenvolvedor frontend e um desenvolvedor backend, seguindo a metodologia Shape Up.Aqui na Chuva o manifesto de Design permeia todas as áreas. Usamos técnicas de Design Sprint, Design System e Atomic Design em diversos processos, ou seja, você vai trabalhar num ambiente que compreende o diferencial do verdadeiro Design.

Quem estamos procurando

Estamos procurando uma pessoa que traga novos pontos de vista, novas cores para a nossa cultura e saiba somar positivamente ao time. Você precisa ser, antes de tudo, alguém que compartilhe de nossos valores.

Este é o momento que, se você não leu ainda sobre os valores da Chuva, você deve pausar a leitura deste texto, clicar neste link sobre nossos valores, e em seguida, voltar aqui.  

Não só os nossos Valores, mas nossa Cultura como um todo é um reflexo do nosso DNA, de como pensamos, agimos e nos relacionamos. Por isso, é importante que você saiba que para ser mais uma gota na Chuva, é necessário ser gerente de si mesmo, e aqui nós fomentamos uma Cultura de transparência e vulnerabilidade e cultivamos diálogos empáticos e construtivos. 

Você precisa gostar de escrever, afinal escrita também é design. Você terá a liberdade para tomar decisões sobre o produto, desenvolver sua visão estratégica, poderá prestar atenção aos detalhes e exercitar seu pensamento analítico. 

Se você concilia todos esses fatores e é criativo, comunicativo e sabe se divertir trabalhando, tem grandes chances de você ser a pessoa que procuramos.

Quais conhecimentos serão exercitados

Você precisa ter familiaridade com os princípios de Design e ter experiência (acadêmica ou profissional) com UI e UX. No seu dia a dia você trabalhará lado a lado com desenvolvedores utilizando a metodologia Shape Up (que é a melhor metodologia que inventaram depois do pão de fôrma fatiado) e terá autonomia e liberdade para:

  • Gerar conceitos, protótipos e ideias para as aplicações do Galoá (Web e Mobile); 
  • Construir e melhorar a interface e a experiência para os usuários do Galoá em todas plataformas; 
  • Contribuir ativamente na construção de um produto que cientistas amam usar e que melhoram como a ciência é feita; 
  • Apresentar e defender suas ideias para o time; 
  • Acompanhar suas ideias até depois delas estarem em pós-produção, refletindo sobre seu impacto e sobre pontos de melhoria.

Nosso queridinho é o Figma <3, e utilizamos componentes, temos nosso próprio design system (baseado em bootstrap), somos obcecados por organizar os layers e até temos uma lista de plugins favoritos (qual o seu?). Ocasionalmente também utilizamos o Photoshop ou o Illustrator para alguma tarefa específica. 

Você precisa criar coisas bonitas e intuitivas de usar, daquelas que a pessoa nem percebe que está utilizando de tão fácil.

Você precisa ter uma mente analítica, capaz de olhar padrões de uso, fluxo de tráfego, heatmaps e a jornada das pessoas nos nossos produtos e propor formas de melhorar a interação das pessoas com nosso software e nossos serviços.

Quer potencializar as suas chances? Seria interessante você já ter desenvolvido as habilidades de UI, Análise de Métricas, Design System e Prototipagem.

Quem somos

Há 13 anos Chovemos em Campinas. Aqui na Chuva, através do conhecimento e da tecnologia, cultivamos um futuro melhor! Não só fazemos coisas muito legais (e diferentes do que é comum no mercado), como também fazemos as coisas que fazemos de um jeito diferente.

Aqui a gente ri juntos, chora juntos, compartilha diversas emoções e experiências, pois acreditamos que essas coisas são essenciais para ter uma boa vida,  saindo regularmente da nossa zona de conforto e aprendendo com nossos erros e acertos.

Sabemos que o mundo precisa de mudança e de uma realidade diferente. E acreditamos no nosso protagonismo em tornar esse futuro realidade.

Por que trabalhar na Chuva?

Uma cultura formidável

Bem diferentes, um tanto estranhos e bastante divertidos. A gente é bem diverso, cheios de jeitos e gostos distintos, e ao mesmo tempo muito unidos. Ali em cima falamos sobre rir e chorar juntos, e eu preciso repetir isso aqui, pra garantir a ênfase. 

Somos as pessoas com quem você escolheria se proteger durante apocalipse zumbi!

A gente é bem diferente um tanto estranho e bastante divertidos! Você vai adorar a cultura da chuva inc.!
Plantinhas que cultivamos no escritório da chuva com a piscina do escritório ao fundo :)

Um trabalho com valor e sentido

Nosso trabalho é uma parte importante da nossa vida, e também deveria ser da sua. Aqui na Chuva temos clareza da nossa missão, temos um plano para executá-la, e estamos sendo bem sucedidos. Priorizamos as pessoas, nos preocupamos com o futuro e com a nossa comunidade e ambiente. 

Não somos mais uma empresa extraindo valor ou uma startup procurando uma saída. Nós cultivamos um futuro melhor, para nós e para os outros.

Um ambiente confortável

Quando tivemos que migrar para trabalho remoto, por causa da quarentena, deu uma dor no coração ter que ficar longe do nosso escritório, mas temos certeza que em breve vamos poder voltar a curtir a nuvem.


O nosso ambiente de trabalho condensa os tópicos acima, um lugar onde todos podem ser eles mesmos, não temos dress code ou todas essas bobeiras corporativas, nosso ambiente (tanto o presencial quanto o remoto) prioriza o bem estar e conforto das pessoas que fazem a Chuva.


Cada um trabalha da forma que é mais eficiente e se sente melhor. Desde sempre tem gente que trabalha descalço, enquanto outros trabalham no puff, quando está quente tem gente que faz uma pausa para mergulhar na piscina do escritório ou tomar um sorvete.

Adoramos o lightning decision jam, ou como a gente chama, chopchop decision. Com certez você vai participar de um durante seu estágio de UI/UX na Chuva!

Nós vamos fazer a diferença em você
e você irá fazer a diferença

Trabalhar na Chuva vai trazer alguns dos dias mais difíceis e definitivamente muitos dos melhores da sua vida. Nós e você não vamos passar em branco.

Seja com livros ou com cursos pagos pela empresa, todo mundo na empresa está sempre aprendendo. Todos os estagiários tem um plano de estudos a ser seguido, com um acompanhamento 1 à 1 com uma pessoa mais experiente.

Fazer o que gosta é uma escolha, porém estar em um ambiente descontraído, com pessoas que você sabe e sente que se importam com você e dão valor ao seu trabalho é um privilégio.

Detalhes muito importantes

Forma de Contratação

Aqui na Chuva fazemos tudo direitinho, seguindo as leis e as melhores práticas. No título da vaga já diz que essa é uma vaga de estágio. Isso significa que obrigatoriamente você precisa estar vinculado à uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e ela precisa autorizar seu estágio conosco.

Localização (Home office durante a quarentena)

ATENÇÃO COVID-19: Durante a duração da quarentena o estágio será remoto (home-office).

Historicamente nós somos uma empresa 100% presencial, porém estamos experimentando e aprendendo muito durante essa quarentena, em home-office, logo, quando ela acabar, seria legal que você consiga estar presente fisicamente conosco no escritório, se não sempre, pelo menos algumas vezes por semana.

Flexibilidade de Horários

Para essa vaga, procuramos alguém com disponibilidade para 30 horas semanais. 

Você conhece sua rotina, hábitos e compromissos melhor do que nós, por isso não estabelecemos uma escala de horas específicas para você, pelo contrário. Esperamos que você proponha em quais horas pretende trabalhar, e envie sua grade de horários para sua equipe homologar. 

Para isso funcionar é essencial que você saiba se planejar e organizar seu cronograma de trabalho de forma a resolver com excelência suas tarefas.

Benefícios

Para essa vaga você terá os seguintes benefícios:

  • Bolsa de estágio
  • Vale refeição
  • Horário flexível
  • Ambiente descontraído
  • “Open-bar” de cursos online
  • Mentoria e acompanhamento com um profissional mais experiente
  • Todas as benesses do nosso ambiente de trabalho

Acredita que tem o perfil que procuramos? Então se inscreva no nosso processo seletivo.

No final do formulário de inscrição, na pergunta “Algum comentário?” por favor escreva “sobre os ombros de gigantes”.

Como funcionará o processo seletivo para Design

Como funcionará o processo seletivo para Design

Em média, nossa expectativa é que o processo seletivo leve 3 semanas (de você mandar o currículo até começar o estágio), porém esse período poderá variar, pois não queremos comprometer a qualidade do processo seletivo e pode ser que precisemos de mais detalhes (ou você precise de mais tempo) para fazer as coisas.

Após receber a proposta, nossa expectativa é que você comece em uma semana (sempre numa segunda-feira), a não ser que você tenha algum outro compromisso ou impedimento (o que, por nós, é tudo bem, apenas seja o mais transparente possível o mais cedo possível).

Para essa vaga, iremos responder aos candidatos nas Terças, Quintas e Sábados, sempre começando com os candidatos das etapas finais, isso quer dizer que pode ser que (a) conforme você for progredindo mais atenção vamos dar para você, (b) pode ser que mesmo que você tenha nos mandado na segunda-feira um e-mail, só vamos ler na quinta, pois tínhamos muitas respostas para dar nas outras etapas.

ATENÇÃO: Cheque o seu e-mail e sua caixa de spam, às vezes os e-mails vão parar lá, e se não tivermos respostas suas ágeis, após algumas tentativas de contato vamos te desqualificar do processo.

Segue uma breve descrição de cada etapa para você poder se planejar:

1. Avaliação preliminar

Nessa etapa vamos avaliar seu currículo, portifólio, avaliar suas respostas ao formulário de inscrição e talvez tirar algumas dúvidas com você por e-mail.

2. Exercício de Triagem

Vamos te mandar uma atividade para avaliar suas habilidades, após finalizado o exercício você deverá gravar um vídeo com a sua defesa e enviar pra gente junto com o design.

Hey! Caso você esteja curioso sobre o exercício e queria recebê-lo para treinar/estudar, pode nos chamar no Instagram antes mesmo de se inscrever que lhe enviamos o link.

Duração: Esperamos que você consiga nos enviar o exercício em até 7 dias corridos, se precisar de mais tempo avise.

3. Conversa sobre quem é você

Você vai ter uma conversa tranquila com a gente sobre você e sua história, sobre a Chuva e sobre seu futuro, a ideia é que você nos conheça melhor e nós conheçamos você melhor.

Duração: Esperamos ter essa conversa em torno de 5 dias após você chegar nessa etapa.

4. Entrevistas focadas

Nessa etapa, sua futura equipe irá conversar com você sobre detalhes da função, o que é esperado de você, o que você espera de nós e outros pontos que surjam durante a entrevista ou etapas anteriores

Duração: Esperamos ter a entrevista em torno de 3 dias após você chegar nessa etapa.

5. Entrevista com as suas referências

Nessa etapa, vamos conversar com suas referências sobre você, para ter certeza de que você é a pessoa certa para nossa equipe.

Duração: Nossa expectativa é conseguir falar com suas referências em 5 dias após você chegar nessa etapa.

6. Contratação

Uhuu, agora começa a parte difícil 😀

Duração: Até 2 anos em estágio, seguido de efetivação com contrato seguindo a CLT(avaliaremos a cada 9 meses se você já está pronto para efetivação).


Se você leu até aqui, tem grandes chances de ser contratado 🙂

Vamos nessa?