Introdução ao SASS: Quando usar @mixins ou %placeholders

O SASS é uma linguagem que extende o CSS que facilita o dia-a-dia do programador web e é essencial hoje em dia no desenvolvimento front-end .

Ele possuí duas funcionalidades muito legais que evitam que não repitamos o código, elas são o @mixin e %placeholders.

Ambas são muito úteis quando você tem uma série de regras css que se repetem em diversos seletores, porém os meandros das duas são bem diferentes.

Placeholders

Quando eu penso em placeholders a melhor analogia que me vem a mente são macros. (lembra das aulas de C?)

Placeholders são omitidos no CSS compilado, porém podem ser estendidos, isso é muito legal por que permite que você diminua o volume de código do seu scss criando regras reutilizáveis sem que você tenha que colocar mais uma classe no seu markup.

Ou seja, dá para você fazer algo do tipo:

%center {
  display:block;
  margin-left: auto;
  margin-right: auto;
}

E aplicar seu placeholder assim:

.classe {
  @extend %center;
}

No seu dia-a-dia você vai acabar utilizando placeholders na maioria das vezes quando você estiver trabalhando numa biblioteca.

A limitação dos placeholders é que eles não permitem a utilização de variáveis.

@mixins

Mixins também permitem que você reutilize o código sem ter que adicionar classes no seu HTML, quando eu penso nos @mixins, a melhor analogia que me vem a mente são os traits do PHP e de outras linguagens com orientação a objetos.

A principal vantagem de utilizar @mixin é que eles podem receber variáveis.

Ou seja, você pode fazer algo do tipo:

@mixin mixins-sao-demais($radius: 20px) {
  border-radius: $radius;
}

E chamar esse @mixin com esse código:

/* Utilizando o valor padrão para o argumento. */
.classe1 {
  @include mixins-sao-demais;
}

/* Passando um valor próprio como argumento. */
.classe2 {
  @include mixin-sao-demais(10px);
}

Isso te dá muita flexibilidade no dia-a-dia, tanto que é quase impossível você ter um projeto que não utilize alguns mixins.

Mas, Fabiano, qual a diferença entre um @mixin e uma função (@function)?

Antes do SASS ter suporte a funções, era muito comum os desenvolvedores utilizarem @mixin como se fosse uma função, porém eles tem objetivos diferentes. Enquanto mixins podem ter propriedades, funções servem para fazer calculos e retornar um valor.

PS: Muito obrigado ao Moises pelas dicas e inspiração para escrever esse post.

Vaga para Inteligência Comercial

Estamos procurando uma pessoa para integrar nossa equipe de Comercial, trabalhando com vendas na área de Inteligência comercial.

Quem é você + Quem estamos procurando

Vendas é essencial, trabalhando na nossa equipe de Comercial você será a ponte entre as leads e a empresa.

Você será responsável pela primeira impressão que pesquisadores e cientistas terão sobre nós. Por isso é essencial que você tenha vontade de aprender e sempre dar o melhor de si, ter jogo de cintura e também saber dar um toque humano na interação com as leads.

Essa é uma vaga para área de comercial, também é essencial gostar do que faz, para conseguir não se abalar pelos nãos do dia-a-dia.

Continue lendo “Vaga para Inteligência Comercial”

Vagas para editores de área do Correio Científico

Estamos procurando pessoas envolvidas com ciência e educação para se tornarem editores de área do Correio Científico, nossa newsletter quinzenal que atende oito áreas da ciência, e divulga novidades da área, eventos científicos, editais e chamadas de trabalho em aberto. Estamos com vaga para você se tornar editor de uma área específica do Correio Científico.

Continue lendo “Vagas para editores de área do Correio Científico”

Vaga para Estágio em Design em Campinas

Estamos procurando um(a) estagiário(a) em Design para Web e Mobile para integrar nossa equipe!

Quem é você + Quem estamos procurando

Nós temos um ambiente de trabalho tranquilo, porém somos super exigentes quanto a qualidade do design de nossos produtos. Temos uma cultura que privilegia o aprendizado, a colaboração e o comprometimento. Você irá trabalhar numa equipe com os mais diversos backgrounds e formações.

O Designer deve sempre sair de sua zona de conforto, ter postura otimista, assumindo existir infinitas maneiras de trabalhar para melhorar situações, pensando nas coisas em como elas poderiam ser e não só aceitar uma única solução plausível.

Kathleen Respache – Designer UXtraordinária aqui na Chuva 🙂
Continue lendo “Vaga para Estágio em Design em Campinas”

Venha construir com a gente nosso time de Customer Success Operation

Estamos com duas oportunidades para estágio para trabalhar no Galoá no setor de Customer Success Operation.

A vaga possui um caráter operacional completamente necessário para o bom andamento e desenvolvimento da equipe e do sucesso dos clientes, o desafio dessas posições em aberto é realizar, analisar e melhorar os processos essenciais para o desenvolvimento dos clientes, sendo fundamental um olhar crítico e construtivo.

Está é uma vaga para quem adora ciência, quer trabalhar e procura um lugar que lhe proporcione  desafios e aprendizados, sendo assim você trabalhará com uma equipe comprometida em projetos e produtos utilizados por milhares de pessoas, e a todo momento contará com o apoio do time para atingir a excelência do seu trabalho.

Quem é você + Quem estamos procurando

A Ciência é chave para o futuro. Aqui no Galoá nós trabalhamos todos os dias para facilitar a comunicação científica, criando ferramentas para a organização de eventos, para periódicos científicos e para a publicação de anais de eventos. Pensamos todos os dias em novas maneiras de fazer com que os(as) pesquisadores consigam causar um impacto mais profundo no mundo com os resultados de seu trabalho.

Para essa vaga estamos procurando pessoas:

  • Que adorem experimentar e resolver problemas
  • Que estejam sempre inovando e aprendendo coisas novas
  • Que querem aprender e colaborar numa equipe sensacional
    • Tenham a mente aberta
    • Gostem de conhecer novas técnicas e tecnologias
  • Honestas, Comprometidas e Organizadas
    • Saibam como trabalhar com foco e eficiência
    • Prestem atenção nos detalhes
    • Importem-se com a qualidade do seu trabalho e seus resultados
  • Que tenha uma boa comunicação e seja empática
  • Que tenham inglês básico e se sintam confortáveis em ler e responder e-mails.
  • Que se interessem por ciência

No que você vai trabalhar?

Você irá desempenhar funções operacionais da equipe de sucesso do cliente, sendo assim sua rotina será  garantindo o ótimo andamento nos projetos dos clientes, para isso contamos com você para:

  • Alimentar a base de dados do sistema de novos clientes
  • Fazer o atendimento de suporte aos participantes dos eventos de nossos clientes através de e-mails.
  • Contribuir com o crescimento e desenvolvimento de nossa plataforma através de um olhar atento sobre nossos processos
  • Dar suporte geral a equipe de sucesso do cliente
  • Ser participativo e engajado para colaborar com a expansão do sucesso dos clientes

O Mais importante é que você e nós tenhamos:

  • Reciprocidade: assim como você precisa gostar de fazer esse trabalho, nós também precisamos gostar de trabalhar com você!
  • Confiança: confiabilidade e confidencialidade;
  • Honestidade: sempre manter um canal de comunicação claro e aberto;

Você não possui todas as qualificações, mas tem muito interesse na vaga?

Tranquilo! Conte-nos mais detalhes na hora de se inscrever. No final, uma ótima postura e a capacidade de estar presente, fazer o trabalho e aprender rápido é o principal. Então, se você já está pronto para fazer e acontecer, maravilha, vamos conversar!

Com quem você irá trabalhar?

Você irá trabalhar com produtos e soluções relevantes ao lado de uma equipe multicultural e sensacional. Somos referência na área científica e oferecemos diversas soluções tecnológicas que proporcionam organização, rapidez e experiência agradável no dia a dia de pesquisadores, estudantes e cientistas.

Por exemplo, o design e desenvolvimento de aplicativos para celular, sistemas de gestão e submissão de trabalhos científicos, fazemos indexação de anais de eventos científicos e facilitamos a gestão de periódicos.

Nós contribuímos com projetos de Software Livre, e mantemos projetos utilizados por milhares de sites/desenvolvedores pelo mundo afora. Trabalhamos com clientes ao redor do globo e trazemos em nosso portifólio grandes nomes como UNESCO, Social Protection, United Nations Development Programme, Unicamp, USP, entre tantos outros que você pode conhecer melhor em nosso site.

Localização e Horários

Estes são fatores cruciais tanto para nós quanto para você:

  • Localização

Essa é uma vaga presencial, logo, é importante ter em mente que você irá trabalhar no  nosso escritório em Barão Geraldo – Campinas (SP).

  • Horários

Para essa vaga, procuramos alguém com disponibilidade para 20-25 horas semanais (contrato de estágio). Esperamos que você saiba se planejar e organizar seu cronograma de trabalho de forma a resolver com excelência suas tarefas junto à sua equipe.

Acredita que tem o perfil que procuramos?

Na caixa de texto no final do formulário de inscrição, por favor escreva “sobre os ombros de gigantes”.
Até breve!


Estágio Desenvolvimento 2019

Esta é uma vaga para quem adora programar, quer se tornar um(a) ótimo(a) desenvolvedor(a) e procura um lugar que lhe proporcione desafios, aprendizado e um programa de estágio estruturado para seu crescimento.

Os estagiários na Chuva trabalham junto com membros mais experientes da equipe em projetos e produtos utilizados por milhares de usuários. Você trabalhará com uma equipe exigente com a qualidade do código e do produto entregue – e a todo momento você contará com o apoio de toda a equipe para atingir a excelência do seu código.

O programa de estágios da área de desenvolvimento na Chuva é organizado de forma estruturada para apoiar seu crescimento. Além das tarefas normais do estágio, você também vai trabalhar com projetos de iniciação, similares a projetos de iniciação científica, para desenvolver produtos e se desenvolver junto.

Continue lendo “Estágio Desenvolvimento 2019”

Como funciona e o que esperar do nosso processo seletivo?

Aqui na Chuva, o mais importante são as pessoas.

Nós sabemos que o processo seletivo cria muita ansiedade nos candidatos. Por isso, preparamos esse post para lhe explicar como funciona e o que  você deve esperar do nosso processo seletivo.

Pretendemos com isso possamos setar suas expectativas e garantir que independente do resultado o processo seja positivo e tranquilo. Agregando uma boa experiência.

Continue lendo “Como funciona e o que esperar do nosso processo seletivo?”

Um outro olhar para ciência

Após 8 anos vivenciando diariamente o mundo acadêmico, depois de projetos, muito bandejão, noites em claro no alojamento, iniciação científica, TCC, estágio, mestrado, dissertação e publicações, tudo mudou, quando percebi onde estava minha verdadeira paixão. Entre idas e vindas de USP e Unicamp, surgiu o Galoá.

Sempre gostei de descobertas, desbravar assuntos, entender como as coisas funcionam, e achava que para viver isso, precisaria estar inserida diretamente na academia, na universidade. Foi quando me descobri no Galoá, onde pude aliar tecnologia de informação, software e experiência com ciência, para levantarmos aquilo que está se tornando a maior plataforma de cientistas do país.

Estudar e nos aprofundar em uma ciência é muito legal, mas ter a oportunidade de vivenciar várias outras vertentes, ler em momentos de curiosidade absurda sobre pesquisas completamente diferentes da minha realidade, é simplesmente incrível.

Continue lendo “Um outro olhar para ciência”