Mete a Cara

Quando a gente para pra pensar sobre a expressão “mete a cara”, muito provavelmente, um dos primeiros pensamentos que nos vem à cabeça é sobre correr risco. Sobre se jogar no desconhecido, sobre se “aventurar” em mares ainda não navegados… pelo menos, não por nós! Para outros, o meter a cara significa fazer algo com muita vontade, mergulhar fundo, ir sem medo!

Para nós aqui na Chuva, o valor do Mete a Cara, conecta o melhor dessas ideias ao nosso jeito chuvoso de olhar pro mundo e encarar a vida e, esse valor, é ainda potencializado pela vivência de todos os nossos outros valores.

Sabe quando a coisa parece difícil? Melhor, sabe quando a coisa realmente fica difícil? Quando você tenta de um jeito, tenta de outro, se questiona, repensa, recalcula, vai, volta…. Quando bate aquela tentação, aquela vontade de desistir, simplesmente de abandonar a coisa “porque não tem jeito mesmo”… aí é que se vê se, de fato, você vai meter a cara.

Ao ler isso, neste momento, você pode estar se questionando: “isso não é o mesmo que ser resiliente?” E eu te digo que é mais do que isso. Resiliência, que em sua definição literal é “propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original”, é uma palavra bonita, que está em alta, está na moda… Mas, às vezes, o que a gente carrega em nós pode não ser o suficiente para superar os desafios. É preciso muita clareza sobre suas motivações e muito autoconhecimento para seguir adiante nos momentos de dificuldades.

Quando você mete a cara, você entende que não é sobre ir sem medo, correr o risco porque você tem coragem, lutar a qualquer custo contra as dificuldades e resistir até se recompor, se refazer… Antes de tudo você reflete,  você  compreende o quão importante é recalcular a rota, repensar a estratégia, abdicar da tática para tentar uma nova e, aí sim, ir com medo mesmo! Você não desiste, você tem a escolha de fazer ou não fazer e, por meter a cara, é que você vai lá e faz, não cede ao comodismo convidativo da zona de conforto.

Do or do not! There is no try

Yoda, Star Wars

É por isso que, para nós, meter a cara se diferencia de ser resiliente. Porque não é sobre voltar à forma original, mas sim sobre o aprendizado que se alcança com os tropeços, dificuldades e os desafios que enfrentamos, sobre a transformação que alcançamos em nós a fim de nos tornarmos melhores e mais fortes! 

Todos nós, ao trilharmos nossos caminhos, iremos nos deparar com pedras nas quais, vez ou outra, vamos tropeçar. Mas o que sustenta a nossa caminhada, não é contabilizar com quantas delas nos deparamos no caminhar, mas sim, manter o olhar firme no propósito que nos faz encontrar forças para seguirmos firmes na batalha.

Se você chegou até aqui e se identifica com os nossos valores, corre aqui e confira as vagas  que temos em aberto!