Você não é Substituível!

Recentemente me peguei pensando na onda de demissões que sacudiu o mundo corporativo, e como os layoffs podem ser vistos como um reflexo da mentalidade de curto prazo e “jogos finitos” que predomina nas estratégias empresariais contemporâneas.

Empresas buscam ser “vencedoras”, ganhar, crescer e extrair algo rapidamente, e muitas pessoas seguem dispostas a submeter sua inteligência e vida em troca de ganho monetário e ascensão imediata. Claro que todos precisamos pagar contas, mas a qual custo?

Apoiar esses jogos cíclicos é o que faz nossa sociedade adoecer continuamente, uma vez que, não se sabe em quem confiar. 

A relação de trocas rege relações sociais há séculos, onde eu só dou ou faço algo se eu receber um benefício em contrapartida. Ao propagar esse modelo, se estimula que pessoas sejam descartadas ou substituídas quando a troca deixa de fazer sentido para uma das partes 😭.

Achamos isso um absurdo e é por isso que aqui na Chuva investimos na relação de construção coletiva, nosso propósito comum, lutando por nossa causa justa.

Só assim conseguimos direcionar nossos esforços para somar, sempre.

Mas é claro que isso não significa que não haverão saídas, muito pelo contrário, para funcionar é fundamental respeitar os ciclos e entender contextos individuais. Primeiro, é essencial amar aquilo que está fazendo, pois isso é insubstituível!

Somos todos pessoas, para nós uma empresa não deveria ser nada mais que a união de pessoas para servir, partilhar e melhorar a vida de toda a sociedade em busca de um mesmo propósito. Portanto, se seu contexto está em outras prioridades, é importante que encontre empresas, conjunto de pessoas, que também estejam buscando o mesmo que você.

Acredito que o poder de mudança vive em cada um de nós, por isso: observe, aprenda e ensine.

Quando você ouvir as falas como “Fulano veio para substituir ciclano”, “Ah, beltrana foi descartada do projeto”, critique e desestimule. Nossas habilidades técnicas (hard skills) sempre poderão ser substituídas, mas as habilidades comportamentais, humanas, que nos fazem indivíduos únicos, jamais!

Infelizmente ninguém está isento de partidas, mas aqui na Chuva, todas elas são baseadas em desalinhamento de momentos (objetivos diferentes) e/ou de valores.

Gostaria de fazer um pedido:

Junte-se ou crie organizações com valores e princípios focados no coletivo, pois são os relacionamentos construtivos e de confiança que irão curar nossa sociedade!

Lembre-se: navegar em dia de sol é fácil, mas quem realmente está ao seu lado quando a tempestade aperta?

Não submeta a sua vida àqueles que consideram pessoas como recurso substituível, não somos recursos, somos todos insubstituíveis!

Aceitar ser um recurso para empresas atingirem seus lucros é compactuar com o crescimento dessa cultura no mundo organizacional. Se o sistema só operar dessa maneira, nenhuma empresa que valorize as pessoas conseguirá se sustentar, o mercado será das extratoras que apenas querem drenar a humanidade pelo melhor de poucos.

Apoiar e se juntar as empresas que cuidam das pessoas em primeiro lugar remove do mercado o poder de nos tratar como seres substituíveis. Esses modelos de organizações também não devem ser tratadas como substituíveis, apenas como lugar para aprender, ganhar experiência e te abrir as portas para as corporações extratoras. Observe o histórico de um local antes de vestir sua camisa e dizer que é mais disso que você quer ver espalhado pelo mundo 🤔.

Lembre-se, como toda chegada é regada de alegrias e expectativas do primeiro dia, toda saída deixa suas marcas e seus aprendizados, para quem se vai, e para quem fica!

E sim, reforçamos que das partidas também sempre floresce a clareza de que ninguém é descartável, nem substituível. Faça o melhor ao coletivo pensando em como você quer que o mundo seja construído por ti e por quem você ama!

Afinal, a única coisa do que realmente podemos nos orgulhar são nossas escolhas!

Você não precisa caminhar sozinho(a), que venham novas gotas, nunca para substituir, sempre para somar, criar novos contextos, novos propósitos, intensificar nossos sonhos e jogar infinitamente livres!

Se você também acredita que pessoas não são recursos, não somos descartáveis ou substituíveis, faça sua parte! Compartilhe essa mensagem, precisamos disseminar ao mundo o conhecimento e a consciência de que é possível um mundo melhor. Um dia de cada vez!