Por que o processo seletivo da Chuva Inc é diferente?

Se você chegou nesse post, muito provavelmente você já participou de um processo seletivo… ou de vários! Mas, se você está no início da sua jornada profissional e ainda não participou de um, está aqui uma grande chance de você começar com o pé direito! 

Temos ciência do quão desgastante pode ser a jornada em busca de uma oportunidade. O alto número de candidaturas que precisam ser feitas, as diversas etapas complexas e sem graça, um estímulo não saudável à competitividade entre os candidatos, lidar com robôs programados com “mensagens politicamente corretas”, diversos “nãos” sem saber o porquê deles ou onde errou, o que pode melhorar, etc, etc, etc.

Em cada etapa uma nova experiência, com propósito

Nós sabemos que o processo seletivo aqui na Chuva Inc. é o crush de muitos candidatos, é o terror de alguns deles também 🥰 e, com toda certeza, é uma experiência completamente diferente, que marca a vida de quem passa por aqui, tornando-se ou não, uma nova gota na Chuva! 

O diferencial da experiência vivenciada no nosso processo seletivo começa quando o candidato procura muito mais do que “uma porta aberta”. Como a gente costuma dizer por aqui, para ser bem sucedido, o processo tem que ser seletivo para os dois lados. Antes de se candidatar a uma vaga, quantas vezes você se pergunta o porquê está batendo nessa porta? Por que é exatamente ali que você quer entrar?

Processo seletivo na Chuva Inc: em cada etapa, um propósito

Esse é o primeiro passo para que, realmente, um processo seletivo seja diferenciado, se você “só procura um emprego, porque sim”, qualquer porta serve e é assim que o desencontro começa. Quem não sabe o que procura, fica sujeito a aceitar o que lhe dão, ainda que isso não seja exatamente o que você quer. O segundo passo é conhecer os motivos pelos quais aquela oportunidade está sendo oferecida, o porquê a empresa está procurando uma nova pessoa para o time, o porquê a empresa faz o que faz, e tudo mais que você puder saber. E isso, a gente só consegue pesquisando e questionando a si e a empresa! 

Nosso método para um processo seletivo chuvoso!

Aqui na Chuva, de nossa parte, os métodos convencionais NÃO fazem parte do processo seletivo. A sua experiência profissional, os diversos cursos que você fez, sua formação ou a falta de tudo isso, e todas as outras informações que preenchem seu currículo, podem contribuir para que você seja a nossa próxima gota, mas isso nunca vai ser maior do que quem você realmente é dos motivos pelos quais você quer chover conosco! Assim como, proporcionar um ambiente leve, seguro, divertido e descontraído, ter um escritório com piscina (que a gente mergulha mesmo), churrasqueira e todas as benesses que a gente oferece não são maiores do que quem realmente somos e do porquê chovemos nesses mais de 15 anos de existência!

Processo seletivo na Chuva Inc, nosso método com propósito e ação!

Sim, pra gente, é muito mais sobre você, seus objetivos e o seu desejo de aprender e compartilhar os aprendizados do que exatamente sobre os seus “feitos e conquistas”. E é por isso que, pra gente, não faz sentido olhar somente para o seu currículo, te perguntar com qual animal ou objeto que você se identifica ou aplicar meia dúzia de testes de lógica que você nunca sabe o resultado. Sem contar as inúmeras exigências sobre conhecimentos, formação, cursos e experiências que as empresas exigem. E isso vai te fazer questionar: Será que existe um “curso superior de processo seletivo”, para ensinar as pessoas a como se preparar para um processo seletivo??? 🤔

Com certeza, se você procurar, vai encontrar mil tutoriais, dicas aleatórias, conselhos de “experts” e muitos outros recursos que vão te “ensinar” a mandar bem nos processos seletivos por aí a fora!

Processo seletivo na Chuva Inc: tudo que você precisa é ser você mesmo!

A verdade é que, se você precisa disfarçar, esconder ou até mesmo mudar quem você é e o que você pensa para participar de um processo seletivo e, por consequência, para atuar naquela empresa, muito provavelmente você não vai ser feliz nesse lugar. Esquece isso! Ou você vai passar a vida toda perdendo sua essência, se moldando, criando personagens para parecer o melhor candidato e “caber em ambientes” onde, na verdade, você não quer estar?

Aqui na Chuva, o que a gente espera é que você conheça a gente por inteiro e que também permita que a gente te conheça da mesma forma. Não existe certo ou errado! Existe aquilo em que a gente acredita, existe a clareza do que realmente a gente quer e o que efetivamente a gente faz pelo que acreditamos. E é pra isso que serve o processo seletivo. 

Como é a fase de testes no processo seletivo na Chuva? Aqui você conhece na prática nosso dia a dia
A gente tem muita clareza disso e te convida a refletir sobre, para entender se estamos alinhados e se faz sentido chovermos juntos. Durante o processo seletivo, a gente vai estar trocando conhecimentos e aprendizados, sobre nós, sobre a vida, o universo e tudo mais! Você vai receber feedbacks da nossa parte sobre o que está funcionando ou não e a gente espera que você tenha o mesmo cuidado e carinho conosco, indicando o que você encontra de interessante nessa jornada e quais são as melhorias que a gente pode alcançar! 

O processo seletivo da Chuva é leve e divertido, onde a gente aprende um montão com que participa e fazemos questão de partilhar aquilo que sabemos e no que acreditamos. Ele realmente nos convida a grandes reflexões sobre a vida como um todo. Nós levamos muito a sério e dedicamos todo o nosso amor ao processo e fazemos questão que seja uma jornada tão agradável e enriquecedora para o candidato, quanto tem sido pra gente. 

Se agora, ao final desse texto, você concluiu que, para você, faz sentido a forma como realizamos o nosso processo seletivo e, mais do que isso, faz sentido o que, como e porquê fazemos o que fazemos na Chuva, corre aqui para conhecer como é uma entrevista na Chuva! =) E aqui você encontra um pouco mais sobre o nosso DNA, nossos valores!

E aí, bora chover com a gente? Vem conferir todas as oportunidades em aberto na Chuva, aqui.