Vive o Espírito de Equipe

Muitos candidatos quando olham, de fora, para nós aqui na Chuva, dizem que a gente é como uma família e entende isso como sendo, o que antes, a gente chamava de Ter Espírito de Equipe.

Isolando os termos do nosso valor central, quando pensamos em equipe, podemos, sim, dizer que o nosso encontro é como uma família pois, quem chega em nossa equipe, chega pra ficar, pra somar, pra transbordar. Porque sente que aqui é o seu lugar, sua tribo, seu time… e, por que não, sua família?

Contudo, quando voltamos a atenção para o valor que nos incentiva a Viver o Espírito de Equipe, devemos sempre lembrar que é preciso ir muito além em suas ações e intenções para vivê-lo verdadeiramente! Já dizia Francisco Azevedo:

Família é prato difícil de preparar… Exige coragem, devoção e paciência! Família não se copia, se inventa. A gente vai aprendendo aos poucos… transmitindo o que sabe no dia a dia!”

O arroz de Palma, Francisco Azedo

Recentemente, depois de muitas reflexões e muitos aprendizados, nós entendemos que a denominação desse valor não estava completamente condizente com o que ele representa pra gente e, por isso, trocamos o verbo ter pelo viver. Isto porque, não basta ter em nós o dito senso de equipe. É preciso querer! Constantemente, escolher viver com, pela e para a equipe.

Esse nosso valor, não se resume pelo, já desgastado no mercado, termo do trabalho em equipe. Não é sobre dividir tarefas, cooperar ou conviver com pessoas que, muitas vezes, você se quer confia, que não se sente próximo, não se identifica.

Viver o Espírito de Equipe é aquele sentimento gostoso de pertencimento, sabendo-se que não é sobre o que eu recebo, mas sim sobre o que eu compartilho. É trazer o que se acredita e quer ver mais no mundo pra luta, pro campo de batalha… É estar junto, lado a lado, partilhando do mesmo propósito

É, de forma transparente, meter o dedo na ferida, na minha e na do outro. É se permitir ser melhor, é abdicar dos velhos e maus hábitos, se abrindo para o aprendizado, para a mudança, para o crescimento. É também sobre fazer o outro ser melhor, apontar a melhoria, cobrar pelo coletivo, puxar pra cima! É fazer e receber esse impulso com alegria, consciente de que quando eu melhoro a mim, quando eu ajudo o outro a melhorar a si, juntos, a gente melhora o todo. A gente muda o mundo!

Pense em quanto impulso
Vem de tudo ao seu redor, seu redor
Pense tudo quanto pode ser melhor, ser melhor!
Felizes, de uma maneira geral
Estamos vivos, brilhando como um cristal
Somos luzes que faíscam no caos
E vozes abrindo um grande canal!”

Auto-reverse, O Rappa

Se você chegou até aqui e se identifica com os nossos valores, corre aqui e confira as vagas  que temos em aberto!

Chuva de valores: Vive o espírito de equipe