Estágio em Desenvolvimento Web (Backend ou Frontend) – Home-Office / Híbrido / Campinas 2022

Você gosta de construir coisas? Sente satisfação de ver o código que você escreveu rodando redondinho e passando nos testes? É curioso e quer entender como as coisas funcionam? Se sim, você acabou de achar a vaga perfeita pra você, vem pra Chuva!

Estamos com 2 oportunidades para estágio na área de Desenvolvimento Web (tanto para frontend quanto para backend) na Chuva. Durante o estágio, você irá implementar sistemas, sites e aplicações e você verá o resultado do seu trabalho sendo utilizado diariamente por milhares de pesquisadores e cientistas.

Nesse estágio (e a gente espera que, para além dele também), junto com toda a equipe da Chuva, você irá contribuir para que os cientistas possam fazer Ciência de um jeito muito efetivo, trazendo um impacto positivo para a forma como a ciência é produzida em nosso país! Você fará isso de maneira colaborativa, interativa, consistente e divertida. Funcionar não é o suficiente! Tenha em mente que seu código só estará pronto quando tiver testes automatizados, revisão por pares e for bem documentado.

Aqui na Chuva não somos uma startup (temos visão de longo prazo e não procuramos crescimento a qualquer custo), nem somos uma empresa tradicional (somos diversos, experimentamos, humanizamos e nos movemos rápido). Nossa filosofia de desenvolvimento é sempre de melhoria contínua e manutenibilidade.

Quem estamos procurando?

Normalmente, nós dizemos em nosso processo seletivo que, tão importante quanto aquilo que você sabe fazer é, quem você realmente é!  Nós estamos procurando por pessoas que, mais do que gostar de programar, saibam se divertir fazendo isso e que consiga contagiar todos ao seu redor. Além disso, esperamos que as novas gotas da Chuva, saibam trabalhar de forma colaborativa e que tenham uma percepção mais aprofundada do que realmente é viver o Espírito de Equipe.

Para nós, também é muito importante que você goste e saiba se comunicar de forma proativa com todas as outras gotas que estejam direta ou indiretamente ligadas ao seu trabalho, que você tenha curiosidade em aprender como as coisas funcionam, que saiba tirar aprendizados de todas as oportunidades que a vida nos proporciona e, fundamentalmente, que você compreenda o nosso propósito e o por quê de estarmos nessa construção, pautando-se sempre por nossos valores.

Quem

  • Ame programar
  • Seja curioso
  • Aprende com os erros
  • Seja gentil e organizada
  • Quer crescer junto
  • É comprometida
  • É alegre e autêntica

Relacionamento

  • Que queira trabalhar numa empresa pequena gerando maior impacto
  • Cultiva a cultura de feedbacks construtivos (dar e receber)
  • É exigente
  • É assertiva
  • É colaborativa

Técnico (Geral)

  • É ótimo em lógica de programação
  • Se preocupa com o impacto que seu código vai fazer na vida das pessoas
  • Está sempre pensando como melhorar a implementação dos códigos

Pra quem focar em Frontend

  • Tem conhecimento de CSS
  • Tem conhecimento de JS básico (JS vanilla, jQuery)

Pra quem focar em Backend

  • Tem conhecimento de PHP
  • Tem conhecimento de SQL (MySql)

Qual é a nossa stack?

Antes de mais nada, alguns avisos:

  • Achamos um desserviço aquela sopa de letrinhas que colocam nas vagas de desenvolvimento;
  • Essa é uma vaga de estágio: não esperamos que você tenha um mega conhecimento prévio nas tecnologias que utilizamos, mas você tem que ter aptidão e vontade de ficar fod@ nelas;
  • Todo mundo escreve testes, do CEO ao estagiário que começará semana que vem;

Tecnologias são ferramentas. Seja no computador do laboratório do cientista, no notebook dele ou em seu smartphone com 3G, nosso software precisa funcionar bem em uma gama diversa de situações. Nós não gostamos de martelar parafusos e, por isso, utilizamos tecnologias diferentes para casos de uso diferentes.

Pensando em linguagens, gostamos de PHP Moderno (7+), SCSS, Typescript e Cucumber. Nosso backend é Drupal 8, nosso frontend varia dependendo do caso de uso: Na web, utilizamos Twig e Angular (7+), no mobile estamos experimentando Flutter.

Coisas que são importantes você saber

Lemos e respondemos todos os candidatos

Nós temos muitos conteúdos em nosso blog e nos empenhamos para que você possa nos conhecer mais a fundo. Nós fazemos questão que você conheça tudo o quanto puder sobre a gente, desde o momento inicial deste processo seletivo e, durante o decorrer dele, vamos nos empenhar para te conhecer melhor, a cada etapa. Na mesma medida que estamos abertos, dispostos e empenhados a isso, é preciso que você também esteja.

Este é o momento que, se você não leu ainda sobre os valores da Chuva, você deve pausar a leitura deste texto, clicar neste link sobre nossos valores, navegar pelo nosso site, e em seguida, voltar aqui.  

Seguem alguns outros posts que acredito que serão úteis pra você:

100% Remoto, Híbrido ou Presencial

Sobre a localização da vaga nós, historicamente, somos uma empresa de trabalho presencial. Estamos trabalhando em home-office desde o início da pandemia e como a maior parte da equipe já está triplamente imunizada, estamos animados em pensar no retorno às atividades presenciais em nosso escritório, em Campinas. Contudo, estamos dispostos a conhecer as suas necessidades e preferências, logo o trabalho híbrido ou remoto, também serão considerados como possibilidade.

A modalidade depende muito mais de você e do seu nível de comprometimento, do que exclusivamente de nós. Para fazer Híbrido ou Remoto você precisa ter um ambiente favorável a esse modelo de trabalho, considerando estrutura, ferramentas (aqui a gente até consegue dar uma mãozinha ajudando, inclusive, com os custos com a internet, por exemplo, para que você tenha um plano top para poder trabalhar) e as possíveis interferências! Você precisa ter bastante disciplina para conseguir se focar e gerenciar seu tempo, suas prioridades e suas entregas.

Carga horária

Para essa vaga, procuramos alguém com disponibilidade para 30 horas semanais. Você conhece sua rotina, hábitos e compromissos melhor do que nós, por isso, não estabelecemos uma escala de horas específicas para você, pelo contrário. Uma vez contratado(a) esperamos que você proponha em quais horas pretende trabalhar e envie sua grade de horários para sua equipe homologar. 

Para isso funcionar é essencial que você saiba se planejar e organizar seu cronograma de trabalho de forma a resolver com excelência suas tarefas. Ou seja é saber também, sobre este aspecto, ser Gerente de Si mesmo.

Benefícios

Como estágio, você terá os seguintes benefícios:

  • Bolsa-estágio;
  • Vale Refeição;
  • Seguro de vida;
  • Auxílio Internet;
  • Horário flexível;
  • Ambiente descontraído;
  • “Open-bar” de cursos online;
  • Acompanhamento com um profissional mais experiente;
  • Todas as benesses do nosso ambiente de trabalho (pra quem for híbrido ou presencial);

Acredita que tem o perfil que procuramos? Então se inscreva no nosso processo seletivo.

No final do formulário de inscrição, na pergunta “Algum comentário?” por favor escreva: “sobre os ombros de gigantes”.

Quem é a Chuva?

Somos um conjunto de gotas procurando por outras que tragam novos pontos de vista e novas cores para a nossa cultura e que saibam somar positivamente ao time. Você precisa ser, antes de tudo, alguém que comungue de nossos valores.

Nosso principal produto é a Plataforma Galoá, promovendo Suporte e Apoio aos congressistas, organizadores e pesquisadores dos nossos eventos e associações científicas.

Aqui na Chuva, não somos uma startup (todo bom cultivo é de longo prazo, não estamos interessados em crescimento a qualquer custo), nem somos uma empresa tradicional. Chovemos há 14 anos em projetos diversos, nacionais e internacionais, experimentamos, humanizamos e seguimos em movimento com espírito de equipe, sabendo que somente teremos um mundo verdadeiramente melhor, se nós formos melhores a cada dia!Acreditamos que para cultivar é fundamental preparar o terreno.

Aqui a gente ri junto, chora junto e compartilha diversas emoções e experiências pois, acreditamos que essas coisas são essenciais para ter uma boa vida,  saindo regularmente da nossa zona de conforto e aprendendo com nossos erros e acertos.

Sabemos que o mundo precisa de mudança e de uma realidade diferente. E acreditamos no nosso protagonismo em tornar esse futuro realidade!

Oportunidade de Estágio em Desenvolvimento Web Front e Back na Chuva