“Quem é de verdade sabe quem é de mentira!”
Chorão – Charlie Brown Jr.
Jamais vamos julgar quem tá fazendo os corres, estamos nessa para evoluir e ser evoluídos, uns pelos outros. Mas a gente precisa se levantar contra vagas que nos sujeitam a fazer mil experimentos para agradar uma desinteligência artificial.
Você também não tá cansada de dizerem quem você tem que ser para ser considerada “aceitável”?
Além disso, toda essa deturpação que fazem da área do marketing e de comunicação, contando histórias só pela metade, pra ficar mais bonito no insta:
- Um número inflado de likes pra conseguir boostar conteúdo irrelevante;
- Empresas que dizem ter equiparidade de raça/gênero/sexo, mas não citam posições;
- Sorrisos e comemorações, mas só quando se bate meta…
A vida de verdade é uma montanha russa, nos dias de sol, todo mundo quer chegar junto, mas é nos dias de tempestade que você descobre com quem realmente pode contar.
Quer saber mais o que vivemos de verdade, vem chover com a gente!
A gente não acredita em FOMO, em métricas de vaidade, e não acha que Marketing é só engajamento na rede social da vez. Sabe esse marketing, que segue a moda e que tem o talento de fazer uma “fachada linda” para encobrir a falta de conteúdo? Então, é exatamente o que a gente NÃO procura!
Vendo tantas coisas “iguais”, até ficamos com vontade de chamar essa vaga de “não marketing”, pois o que estamos buscando fazer aqui na Chuva é compartilhar com o mundo o nosso cultivo e o impacto positivo que estamos gerando na vida das pessoas. A gente fala de coração, criando uma comunicação estratégica, autêntica e divertida, alinhada ao nosso propósito.
Você poder “trazer suas idéias” é algo que todo lugar te vende, mas quem realmente te ouve, dá feedbacks e te garante a construção conjunta para executá-las? É muito legal ver que “o que está todo mundo fazendo” tem funcionado pra eles, mas o que a gente faz e o que a gente precisa da sua contribuição para ir além é agir e fazer como ninguém ainda fez!
Para nós existe muita Ciência no marketing, na comunicação de maneira geral. É essencial que realize pesquisas, crie hipóteses e principalmente, tenha clareza que os erros vão acontecer mas, acima de tudo, o que faz a diferença é sua ação diante disso e sua abertura para contar com um time que te impulsiona a ser melhor!
Certamente, as análises e observações de mercado são essenciais para entendermos tendências e projetarmos o futuro que vamos construir juntos mas, algumas coisas, são tão “mais do mesmo” que fica difícil enxergar a verdade. Por isso nossa oportunidade chuvosa vem com força para:
- Aqueles que querem viver comunicação intensamente: com todas as suas fortalezas e também vulnerabilidades;
- Aqueles que amam muito ouvir, refletir e comunicar: com liberdade para fazer sempre mais daquilo que quer ver mais no mundo.
- Aqueles que curtem ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor que agregue melhorias sociais.
Os primeiros passos de Marketing na Chuva
Achamos que é legal te explicar o tipo de coisa que já planejamos mas fique a vontade para discutirmos e alinharmos os próximos passos juntos:
- Criar e executar os cronogramas de comunicação para os próximos 6 meses;
- Fortalecer nosso relacionamento com nossos clientes, coletando depoimentos e estudos de caso da experiência deles com nosso serviço e gerando conteúdos que tragam valor para a comunidade;
- Contribuir ativamente com a nossa equipe nas estratégias para envolvimento de pesquisadores com nossos novos produtos. Atenção! Engajamento pra gente aqui, não tem nada a ver com redes sociais;
- Prover consistência e constância de criação de conteúdos para o site (landing pages, blog entre outros conteúdos (não fuçou no nosso produto ainda? Corre lá e dá uma lida!).
Habilidades
- Ser Analítica: monitoramento da eficiência das campanhas e ajustes com base nos indicadores.
- Ter uma comunicação escrita e oral positiva e objetiva;
- Ter um olhar crítico: levantar questionamentos e executar ações que possam ampliar a visão dos clientes e dos times sobre nosso produto;
- Ser colaborativa: interagir com todos os times para entender profundamente o Galoá;
- Tomar decisões e resolver problemas: alinhar comunicação, construir relacionamentos e promover nossa causa é um desafio constante;
- Ter boa capacidade de persuasão;
- Gerir tempo e organização;
Perguntas frequentes =)
Quais ferramentas eu irei utilizar no dia a dia?
Somos uma empresa de software e realmente acreditamos que a tecnologia deve empoderar as pessoas impulsionando e nos auxiliando no dia a dia.
Para organização e visibilidade das tarefas nós utilizamos o software de gestão chamado ClickUp, ele nos permite ter autonomia para criar visualizações dos projetos e acompanhar os andamentos da maneira que nos for mais conveniente, tem diferentes formas de utilizá-lo, e cada dia descobrimos novas, esperamos que goste de explorar.
Também usamos um CRM chamado Bento, para as comunicações e automações de acordo com as estratégias que definirmos. O Canva é outra ferramenta constante, ele nos acelera na criação de imagens, entre outras praticidades. O Google Analytics, relatórios de redes sociais e também o SemRush são semanalmente consultados e monitorados para acompanhamento dos nossos dados. O Slack é nossa principal ferramenta de comunicação interna, mas temos também o Gmail e MixMax.
Com quem eu vou chover junto?
Você irá trabalhar diretamente se comunicando com os clientes e usuários da nossa plataforma, mas também terá que fazer a interface com as demais áreas internas da Chuva. Nós trabalhamos de forma colaborativa, nós acreditamos no senso coletivo e nas melhorias que podemos prover uns aos outros. Durante o estágio em Marketing (e após a efetivação também) você irá atuar intensamente não só com o público que interage com a nossa plataforma, como também com a aqui galera do Comercial, do PH, de Sucesso do Cliente, etc…
Para atuar como estagiário de marketing, qual área preciso estar estudando?
Como esta se trata de uma oportunidade de estágio, é imprescindível que você esteja com matrícula ativa em curso e instituição de ensino reconhecidos pelo MEC. Se você estiver vinculado às áreas de marketing e comunicação seria muito legal! Contudo, não exigimos o estudo em uma área específica. A nossa expectativa é que você consiga aplicar os conhecimentos e habilidades desenvolvidas na vida em prol do nosso propósito e do fortalecimento das relações que estamos construindo com a comunidade científica ao longo desses anos.
Tenha em mente que nosso principal objetivo com a vaga é você seja efetivado na nossa equipe de Comercial, assim como a Joanna! 🥰
Acredita que tem o perfil que procuramos? Então se inscreva no nosso processo seletivo!
No final do formulário de inscrição, na pergunta “Algum comentário?” por favor escreva: “sobre os ombros de gigantes”.
Atenção! Ao se candidatar você receberá um e-mail de confirmação! Cadastre nosso contato como confiável para não perder nenhuma notificação. Caso não receba o e-mail de confirmação, confira sua pasta de spam! Respondemos a todos que se inscrevem em nosso processo seletivo, em todas as etapas. Você pode também, entrar no nosso Telegram exclusivo para as futuras gotas e saber as novidades da vaga em primeira mão! =)
Cronograma da Vaga de Estágio em Marketing e Comunicação Estratégica
A gente sabe que sempre gera aquela ansiedade no processo seletivo, a tão aguardada resposta. E a gente também sabe o quanto é ruim não ter resposta nenhuma. Então, queremos te tranquilizar e garantir que nós respondemos todos os candidatos. Talvez precisaremos de um pouco mais de tempo entre uma etapa ou outra, mas com certeza, você receberá uma resposta.
Para que você também possa se organizar, a seguir, vamos compartilhar a nossa agenda e expectativa para, em breve, ter as novas gotas de Estágio em Marketing chovendo com a gente!
Cronograma
Inscrições e triagem Inicial: de 16/06 a 24/06 prorrogadas até 07/07
Exercícios de Triagem: de 19/06 a 07/07
Dinâmica de Equipe: de 10/07 a 20/07
Conversa sobre quem é você: de 26/06 a 14/07
Referências: de 03/07 a 20/07
Entrevista focada: de 05/07 a 21/07
Início Previsto: Entre 17/07 e 31/07
Se você leu até aqui, tem grandes chances de ser a nossa nova gota na área de Marketing! 🙂
Vamos nessa?