A literatura é uma fonte imensurável de conhecimento, senso crítico e empoderamento e disso nós sabemos, mas como essa prática pode mudar todo um ambiente e fomentar valores? Os benefícios de criar um clube do livro aqui na Chuva vão além de proporcionar um tempo de lazer para nossas gotas, é isso e muito mais!
Durante a rotina do dia a dia, nossas gotas foram percebendo que havia pontos em comum que poderiam melhorar ou pontos para desenvolver, e a forma criativa que encontramos para solucionar isso foi propor a leitura de livros que envolviam temas que seriam do interesse de todos. Uma leitura que poderia trazer para todos nós conhecimentos, insights e ajudar na tomada de decisões.
Mas os livros que em nossa vida entraram
São como a radiação de um corpo negro
Apontando pra a expansão do Universo
Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
É o que pode lançar mundos no mundo.
— Caetano Veloso
Uma vez definido o livro que vamos ler, e tendo todos recebido os livros. Começamos os encontros do Cumbu-chuva. É sorteado quem será o responsável por apresentar cada capítulo nos encontros e depois dessa apresentação inicial é deixado aberto para que cada um possa debater, propor ideias e refletir como tudo o que foi falado pode melhorar nossa rotina… e é aqui que a magia acontece! Onde ouvimos, refletimos, falamos e fazemos!
Aqui na Chuva esse é um espaço para que possamos nos conectar com a leitura e ir além, extrair ideias, contribuir com comentários, insights, relacionando sempre com a nossa vivência, nossos valores e nossa cultura. É a partir de encontros como esses que nos sentimos mais próximos, que fortalecemos nossos laços e nos conectamos mais com nossos valores e construímos nossa Cultura.
Nossa primeira rodada de leitura foi composta por 3 livros. “O jogo do Infinito” de Simon Sinek, “Hábitos atômicos” de James Clear e “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” de Stephen R. Covey… E o que esses 3 livros têm em comum? Todos relacionam de alguma forma uma nova mentalidade de enxergar as coisas ao nosso redor e porque não a partir dessa mentalidade criar hábitos que nos impulsionam para frente… E aqui eu vou além novamente, hábitos que não só nos impulsionam como impulsionam todos ao nosso redor!
Você deve estar aí se perguntando, “Mas por quê Cumbuchuva?”. Cumbuca é um tipo de tigela e é nela onde escrevemos o nome das pessoas em um papelzinho para fazer o nosso sorteio.
E aí, ansiosos para saber mais de cada um desses três livros e de como eles se relacionam com os nossos valores e o que aprendemos com eles? Então não deixe de nos acompanhar por aqui e pelas nossas redes sociais!