Estágio em Desenvolvimento Web (Frontend e Backend) 2020

Estamos contratando três pessoas para estágio na área de Desenvolvimento Web (tanto para front quando para back), durante o estágio as pessoas selecionadas irão desenvolver soluções para uma nova forma de fazer ciência. O resultado do seu trabalho será utilizado diariamente por milhares de pesquisadores e cientistas das mais diversas áreas.

No seu estágio de dev na Chuva você irá empoderar pesquisadores a fazerem uma Ciência melhor. Você fará isso de maneira colaborativa, iterativa, consistente e de impacto. Funcionar não é o suficiente: tenha em mente que seu código só está pronto quando tiver testes automatizados, revisão por pares e for bem documentado.

Aqui na Chuva não somos uma startup (temos visão de longo prazo e não procuramos crescimento a qualquer custo), nem somos uma empresa tradicional (somos diversos, experimentamos, humanizamos e nos movemos rápido). Nossa filosofia de desenvolvimento é de melhoria contínua e manutenibilidade.

Quem estamos procurando

Estamos procurando uma pessoa que traga novos pontos de vista e novas cores para a nossa cultura, e saiba somar positivamente ao time. Você precisa ser, antes de tudo, alguém que compartilhe de nossos valores.

Este é o momento que, se você não leu ainda sobre os valores da Chuva, você deve pausar a leitura deste texto, clicar neste link sobre nossos valores, e em seguida, voltar para aqui.  

Caso se identifique com nossos valores, você é a pessoa que buscamos. Além disso, para esta vaga em particular, procuramos uma pessoa que:

  • Seja honesta e íntegra
  • Dê atenção aos detalhes
  • Seja organizada e saiba se planejar
  • Cumpra o que promete
  • Seja eficiente e inteligente
  • Tenha capacidades analíticas
  • Persistente
  • Próativa
  • Se adapte rapidamente

  • Entusiasmada
  • Tenha visão estratégica e idéia do que quer
  • Calma sobre pressão
  • Saiba ouvir
  • Aberta a críticas e novas idéias
  • Exija o melhor de si e das pessoas ao seu redor
  • Seja empática/saiba ouvir
  • Aberta a críticas e novas idéias
  • Se diverte trabalhando

Qual é a nossa stack

Antes de mais nada, alguns avisos: (1) achamos um desserviço aquela sopa de letrinhas que colocam nas vagas de desenvolvimento. (2) Essa é uma vaga de estágio, não esperamos que você tenha um mega conhecimento prévio nas tecnologias que utilizamos, mas você tem que ter aptidão e vontade de ficar foda nelas. (3) Todo mundo escreve testes, do CEO ao estagiário que começará semana que vem.

Tecnologias são ferramentas. Seja no computador do laboratório do cientista, no notebook dele ou em seu smartphone com 3G, nosso software precisa funcionar bem em uma gama bem diversa de situações. Nós não gostamos de martelar parafusos, e por isso, utilizamos tecnologias diferentes para casos de uso diferentes.

Pensando em linguagens, gostamos de PHP Moderno (do 7 pra frente), SCSS, Typescript e Cucumber. Nosso backend é Drupal 8, nosso frontend varia dependendo do caso de uso: Na web, utilizamos Twig e Angular (7+), no mobile utilizamos Ionic e estamos experimentando Flutter.

Quem somos

Há quase 13 anos Chovemos em Campinas. Aqui na Chuva, através do conhecimento e da tecnologia, cultivamos um futuro melhor! Não só fazemos coisas muito legais (e diferentes do que é comum no mercado), como também fazemos as coisas que fazemos de um jeito diferente.⠀

Aqui a gente ri juntos, chora juntos, compartilha diversas emoções e experiências, pois acreditamos que essas coisas são essenciais para ter uma boa vida,  saindo regularmente da nossa zona de conforto e aprendendo com nossos erros e acertos.

Sabemos que o mundo precisa de mudança e de uma realidade diferente. E acreditamos no nosso protagonismo em tornar esse futuro realidade.

Por que trabalhar na Chuva?

Uma cultura formidável

Bem diferentes, um tanto estranhos e bastante divertidos. A gente é bem diverso, cheios de jeitos e gostos distintos, e ao mesmo tempo muito unidos. Ali em cima falamos sobre rir e chorar juntos, e eu preciso repetir isso aqui, pra garantir a ênfase. 

Somos as pessoas com quem você escolheria se proteger durante apocalipse zumbi!

A gente é bem diferente um tanto estranho e bastante divertidos! Você vai adorar a cultura da chuva inc.!
Plantinhas que cultivamos no escritório da chuva com a piscina do escritório ao fundo :)

Um trabalho com valor e sentido

Nosso trabalho é uma parte importante da nossa vida, e também deveria ser da sua. Aqui na Chuva temos clareza da nossa missão, temos um plano para executá-la, e estamos sendo bem sucedidos. Priorizamos as pessoas, nos preocupamos com o futuro e com a nossa comunidade e ambiente. 

Não somos mais uma empresa extraindo valor ou uma startup procurando uma saída. Nós cultivamos um futuro melhor, para nós e para os outros.

Um ambiente confortável

Quando tivemos que migrar para trabalho remoto, por causa da quarentena, deu uma dor no coração ter que ficar longe do nosso escritório, mas temos certeza que em breve vamos poder voltar a curtir a nuvem.


O nosso ambiente de trabalho condensa os tópicos acima, um lugar onde todos podem ser eles mesmos, não temos dress code ou todas essas bobeiras corporativas, nosso ambiente (tanto o presencial quanto o remoto) prioriza o bem estar e conforto das pessoas que fazem a Chuva.


Cada um trabalha da forma que é mais eficiente e se sente melhor. Desde sempre tem gente que trabalha descalço, enquanto outros trabalham no puff, quando está quente tem gente que faz uma pausa para mergulhar na piscina do escritório ou tomar um sorvete.

Aqui na Chuva adoramos nosso Kanban e outras metodologias agéis de desenvolvimento!
 :)

Nós vamos fazer a diferença em você
e você irá fazer a diferença

Trabalhar na Chuva vai trazer alguns dos dias mais difíceis e definitivamente muitos dos melhores da sua vida. Nós e você não vamos passar em branco.

Seja com livros ou com cursos pagos pela empresa, todo mundo na empresa está sempre aprendendo. Todos os estagiários tem um plano de estudos a ser seguido, com um acompanhamento 1 à 1 com uma pessoa mais experiente.

Fazer o que gosta é uma escolha, porém estar em um ambiente descontraído, com pessoas que você sabe e sente que se importam com você e dão valor ao seu trabalho é um privilégio.

Detalhes muito importantes

Forma de Contratação

Aqui na Chuva fazemos tudo direitinho seguindo as leis e as melhores práticas, no título da vaga já diz que essa é uma vaga de estágio. Isso significa que obrigatoriamente você precisa estar vinculado à uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC e ela precisa autorizar seu estágio conosco.

Localização (Home office durante a quarentena)

Historicamente nós somos uma empresa 100% presencial, porém estamos experimentando e aprendendo muito durante essa quarentena, logo, quando ela acabar, seria legal que você consiga estar presente fisicamente conosco no escritório, senão sempre, pelo menos algumas vezes por semana.

Flexibilidade de Horários

Para essa vaga, procuramos alguém com disponibilidade para 30 horas semanais. 

Você conhece sua rotina, hábitos e compromissos melhor do que nós, por isso não estabelecemos uma escala de horas específicas para você, pelo contrário. Esperamos que você proponha em quais horas pretende trabalhar, e envie sua grade de horários para sua equipe homologar. 

Para isso funcionar é essencial que você saiba se planejar e organizar seu cronograma de trabalho de forma a resolver com excelência suas tarefas.

Benefícios

Para essa vaga você terá os seguintes benefícios:

  • Bolsa de estágio
  • Vale refeição
  • Horário flexível
  • Ambiente descontraído
  • “Open-bar” de cursos online
  • Mentoria e acompanhamento com um profissional da área mais experiente
  • Todas as benesses do nosso ambiente de trabalho
  • Plano de estudos

Acredita que tem o perfil que procuramos? Então se inscreva no nosso processo seletivo.

No final do formulário de inscrição, na pergunta “Algum comentário?” por favor escreva “sobre os ombros de gigantes”.

Como funcionará o processo seletivo para Dev

Em média, nossa expectativa é que o processo seletivo leve 3 semanas (de você mandar o currículo até começar o estágio), porém caso a caso o tempo poderá variar, pois não queremos comprometer a qualidade do processo seletivo e pode ser que precisemos de mais detalhes (ou você precise de mais tempo) para fazer as coisas.

Pelo menos duas pessoas serão contratadas (se acharmos mais gente legal, contraremos mais gente), então pelo menos até atingirmos esse objetivo vamos manter essa vaga aberta. Após receber a proposta, nossa expectativa é que você comece em uma semana (sempre numa segunda-feira), a não ser que você tenha algum outro compromisso ou impedimento (o que é tudo bem pela gente, apenas seja o mais transparente possível o mais cedo possível).

Para essa vaga, iremos responder os candidatos nas Terças, Quintas e Sábados, sempre começando com os candidatos das etapas finais, isso quer dizer que pode ser que (a) conforme você for progredindo mais atenção vamos dar para você, (b) pode ser que mesmo que você tenha nos mandado na segunda-feira um e-mail, só vamos ler na quinta, pois tínhamos muitas respostas para dar nas outras etapas.

ATENÇÃO: Cheque o seu e-mail e sua caixa de spam, às vezes os e-mails vão parar lá, e se não tivermos respostas suas ágeis, após algumas tentativas de contato vamos te desqualificar do processo.

Segue uma breve descrição de cada etapa para você poder se planejar:

1. Avaliação do currículo

Nessa etapa vamos avaliar seu currículo, avaliar suas respostas e talvez tirar algumas dúvidas com você por e-mail.

2. Exercício de Triagem

Vamos te mandar breves exercícios para você resolver, é algo curto que você qualquer pessoa aqui na empresa (estagiário ou clt) consegue fazer ~1 hora, pode ser que você leve um pouco mais tempo, ou muito mais tempo, dependendo do seu conhecimento prévio.

Pro pessoal focado em backend, o exercício esta no github, já pra quem é mais focado em frontend, o exercício está no figma. Dê uma estudada nos exercícios, e sinta-se convidado a ler os exercícios, e tentar resolver um, o outro, ou ambos antes de se inscrever! 😀

Duração: Esperamos que você consiga nos enviar o exercício em até 5 dias, se precisar de mais tempo avise.

3. Conversa sobre quem é você

Você vai ter uma conversa tranquila com nosso CEO sobre você e sua história, sobre a Chuva e sobre seu futuro, a ideia é que você nos conheça melhor e nós conheçamos você melhor.

Duração: Esperamos ter essa conversa em torno de 5 dias após você chegar nessa etapa.

4. Entrevistas focadas

Nessa etapa, sua futura equipe irá conversar com você sobre detalhes da função, o que é esperado de você, o que você espera de nós, e outros pontos que surjam durante a entrevista ou etapas anteriores

Duração: Esperamos ter a entrevista em torno de 3 dias após você chegar nessa etapa.

5. Entrevista com as suas referências

Nessa etapa, vamos conversar com suas referências sobre você, para ter certeza de que você é a pessoa certa para nossa equipe.

Duração: Nossa expectativa é conseguir falar com suas referências em 5 dias após você chegar nessa etapa.

6. Contratação

Uhuu, agora começa a parte difícil 😀

Duração: Até 2 anos em estágio, seguido de efetivação com contrato seguindo a CLT (avaliaremos a cada 9 meses se você já está pronto para efetivação).


Se você leu até aqui, tem grandes chances de ser contratado 🙂

Vamos nessa?